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MARKETPLACE: O que é e como funciona?

Marketplace é uma palavra inglesa que significa “Mercado”, como o próprio nome sugere, é um local ou ambiente virtual onde podemos comprar produtos ou serviços de diversos vendedores. Normalmente cada marketplace escolhe um nicho de mercado como estratégia competitiva.

Os marketplaces tiveram um grande crescimento nos últimos 5 anos impulsionados pelo crescimento anual na casa dos dois dígitos do ecommerce pois com eles é possível agregar em um mesmo ambiente diversos vendedores, espalhados por todo o país, que possuem produtos e serviços focados em um nicho de mercado.


Como exemplo podemos citar, o Mercadolivre, que é referência para produtos eletrônicos, sendo eles novos ou usados, a Netshoes para artigos esportivos, o Submarino e Magazine Luiza para loja de departamentos, o Booking e Hotéis.com para hotéis, o Airbnb para quartos ou casas compartilhadas, o EasyTaxi e 99Taxis para pedir um taxi, o Decolar.com para passagens, o Floores para entrega de flores, cestas e presentes, o ifood e Pedidosjá para restaurantes, a Dafiti para moda, enfim, há uma grande variedade que busca atender nichos bem específicos de mercado.

Quem são os atores e as responsabilidades em um marketplace?

PROPRIETÁRIO: É a pessoa/empresa responsável por garantir o funcionamento do site, desenvolver tecnologias e novos canais de comercialização, como por exemplo Apps, realizar as campanhas de marketing para atrair novos clientes (daí a importância de escolher um nicho de mercado, fica mais barato fazer campanhas de marketing para um público específico), garantir a privacidade e a segurança das informações, principalmente em relação aos meios de pagamento.

VENDEDOR: É a pessoa/empresa que possui produtos ou serviços que serão comercializados, ficando responsável por produzir ou adquirir os produtos, controlar o estoque, a embalagem e o despacho e fazer o atendimento ao cliente. Geralmente o vendedor paga uma comissão por produto vendido que pode girar entre 10% e 20%.

CLIENTE: É a pessoa interessada em adquirir um produto ou serviço. Uma vantagem para os clientes é que eles encontram diversos vendedores em um único lugar, podendo facilmente comparar preços, verificar avaliações de outros compradores e realizar um pedido com produtos que serão entregues por mais de um vendedor, sem se preocupar com a logística ou com as formas de pagamento.

Assim todos ganham, o proprietário do site por não precisar se preocupar em manter estoques, com a logística e consegue oferecer uma quantidade e diversidade muito maior de produtos. O vendedor que pode manter o foco no desenvolvimento de novos produtos e serviços e consegue ter acesso a uma quantidade muito maior de clientes com baixo ou sem investimentos em marketing. E para os clientes que conseguem pesquisar, comparar e adquirir facilmente as melhores opções, bem como a possibilidade de comprar com a segurança de uma marca consolidada no mercado.

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About Claudio Lisias de Lemos
Formado em Ciências de Computação na USP - Sócio da AgênciaDFW
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