Informativo DFW

Cuidado, você pode estar roubando sem saber!

dia mundial da propriedade intelectual

Hoje é o Dia Mundial da Propriedade Intelectual e você vai descobrir agora o que isso tem a ver com você! 😉

A Propriedade Intelectual é uma garantia de que determinada invenção (livros, pinturas, músicas, filmes, poesias, marcas, patentes, desenhos industriais, etc) estará protegida juridicamente.

Essa garantia é determinada por algumas leis, e hoje queremos destacar a Lei de Direitos Autorais.

A internet é conhecida por ser uma “terra sem lei” e por isso muitas pessoas acham que podem compartilhar tudo que quiserem por aqui. Se você pesquisar no Google, vai encontrar tudo que precisar, mas muitas coisas compartilhadas são protegidas pelos Direitos Autorais.

Isso significa que apenas o detentor desse direito e quem pagou para ter acesso à obra pode usufruir do seu uso, e todo compartilhamento além disso é considerado pirataria (ou seja, é como se estivesse roubando a obra do seu autor).

A pirataria é o desrespeito aos direitos de propriedade intelectual e é considerada crime pela legislação.

Quando você se deparar com um vídeo que o Facebook bloqueou por usar uma música que requer esse direito, você vai lembrar dessa lei. E sempre que você baixa livros, programas, músicas e filmes sem o devido respaldo legal, você está cometendo pirataria.

Então temos duas soluções: ou pagamos por esses direitos (ou plataformas que já pagam por eles, como é o caso dos streamings), ou usamos conteúdos originalmente livres dos direitos autorais.

Gostou de saber dessa informação? Compartilhe esse post com alguém!

Para mais sobre esse assunto, acesse https://abpi.org.br

Compartilhe!
, , , , , , ,
About Claudio Lisias de Lemos
Formado em Ciências de Computação na USP - Sócio da AgênciaDFW